Vamos Desenrolar Produção de Conhecimento e Memórias

publicado em Notícias

O Vamos Desenrolar – Seminário de Produção do Conhecimento nasce a partir da iniciativa do Instituto Raízes em Movimento e da necessidade de reunir pesquisadores com trabalhos desenvolvidos no Complexo do Alemão e da Penha, a fim de estabelecer troca entre eles e deles com vários atores que atuam no território. A ideia era que esta interação pudesse contribuir para a divulgação das pesquisas nos Complexos, entre os pesquisadores e, ainda, a construção de ações mais consistentes para o desenvolvimento das favelas, de forma a influenciar futuras políticas públicas para estas localidades.

No início de 2013, o grupo começou a se reunir quase todo o mês, discutindo como levar a frente a ideia inicial do Raízes de estabelecer trocas, produzir e divulgar material e envolver os moradores em tudo isso. Em cada encontro, chegava uma nova pessoa. A cada encontro novas discussões, até que o grupo levou as discussões para a rua, levou o diálogo entre pesquisadores e os atores locais para diferentes lugares das favelas do Alemão, aproximou-se mais da experiência e do conhecimento dos moradores. Fez rodas de conversas que incluíram cada vez mais moradores, e juntou os saberes: da universidade e dos moradores. Ou seja, começou a “desenrolar” em vários cantos das favelas.

As rodas de conversa têm o intuito de estar mais junto, circulando por várias localidades. E que sejam realizadas preferencialmente ao ar livre. A palavra de ordem é fazer os saberes circularem, procurando sempre inserir mais e mais a favela na cidade, e lutar por transformar a favela em um lugar cada vez melhor para se morar e trabalhar. Nosso lema é a gente trabalha, discute, mas com afeto e diversão.

Foram seis encontros do Vamos Desenrolar. Cada um deles foi comandado por moradores e atores locais, e um pesquisador, que conversaram com os participantes sobre vários temas como: a “História e Urbanização do Complexo do Alemão”, “Novas Tecnologias e jovens de territórios populares”, “Segurança Pública e Direitos Humanos” “Criação, Criminalização e Resistência: cultura nas favelas”, “Homofobia nos espaços de favela” e “Migrantes – enraizamentos e desenraizamentos”.

O Vamos Desenrolar certamente continuará desenrolando, trocando ideias, experiências, conhecimento, nas ruas, vielas, praças, lugares da favela, da Cidade, afetando e sendo afetados.

 

ÚLTIMO DO ANO

No próximo sábado, 07 de dezembro, ocorrerá o último encontro do ano. Será uma devolutiva de todos os seminários anteriores realizados em pontos diferentes do Conjunto de Favelas do Alemão. Desta vez o ponto de encontro será na Praça do Terço, comunidade da Nova Brasília, em parceria com a Praça do Conhecimento.

Mais informações procurar por Seminário de Produção do Conhecimento https://www.facebook.com/groups/472436739484414/

 


Compartilhar:

Artigos relacionados


ESPOCC abre inscrições para 2013
OPINIÃO: "Como você imagina uma área de lazer?"
Relatora da ONU visita o Complexo do Alemão
Projeto Paloma promove rifa solidária para arrecadar fundos
Moradores do Complexo do Alemão protestam pelo Direito à Moradia

Deixe seu comentário...