Vamos Desenrolar Produção de Conhecimento e Memórias

publicado em Notícias

O Vamos Desenrolar – Seminário de Produção do Conhecimento nasce a partir da iniciativa do Instituto Raízes em Movimento e da necessidade de reunir pesquisadores com trabalhos desenvolvidos no Complexo do Alemão e da Penha, a fim de estabelecer troca entre eles e deles com vários atores que atuam no território. A ideia era que esta interação pudesse contribuir para a divulgação das pesquisas nos Complexos, entre os pesquisadores e, ainda, a construção de ações mais consistentes para o desenvolvimento das favelas, de forma a influenciar futuras políticas públicas para estas localidades.

No início de 2013, o grupo começou a se reunir quase todo o mês, discutindo como levar a frente a ideia inicial do Raízes de estabelecer trocas, produzir e divulgar material e envolver os moradores em tudo isso. Em cada encontro, chegava uma nova pessoa. A cada encontro novas discussões, até que o grupo levou as discussões para a rua, levou o diálogo entre pesquisadores e os atores locais para diferentes lugares das favelas do Alemão, aproximou-se mais da experiência e do conhecimento dos moradores. Fez rodas de conversas que incluíram cada vez mais moradores, e juntou os saberes: da universidade e dos moradores. Ou seja, começou a “desenrolar” em vários cantos das favelas.

As rodas de conversa têm o intuito de estar mais junto, circulando por várias localidades. E que sejam realizadas preferencialmente ao ar livre. A palavra de ordem é fazer os saberes circularem, procurando sempre inserir mais e mais a favela na cidade, e lutar por transformar a favela em um lugar cada vez melhor para se morar e trabalhar. Nosso lema é a gente trabalha, discute, mas com afeto e diversão.

Foram seis encontros do Vamos Desenrolar. Cada um deles foi comandado por moradores e atores locais, e um pesquisador, que conversaram com os participantes sobre vários temas como: a “História e Urbanização do Complexo do Alemão”, “Novas Tecnologias e jovens de territórios populares”, “Segurança Pública e Direitos Humanos” “Criação, Criminalização e Resistência: cultura nas favelas”, “Homofobia nos espaços de favela” e “Migrantes – enraizamentos e desenraizamentos”.

O Vamos Desenrolar certamente continuará desenrolando, trocando ideias, experiências, conhecimento, nas ruas, vielas, praças, lugares da favela, da Cidade, afetando e sendo afetados.

 

ÚLTIMO DO ANO

No próximo sábado, 07 de dezembro, ocorrerá o último encontro do ano. Será uma devolutiva de todos os seminários anteriores realizados em pontos diferentes do Conjunto de Favelas do Alemão. Desta vez o ponto de encontro será na Praça do Terço, comunidade da Nova Brasília, em parceria com a Praça do Conhecimento.

Mais informações procurar por Seminário de Produção do Conhecimento https://www.facebook.com/groups/472436739484414/

 


Compartilhar:

Artigos relacionados


O Torturado Povo do Horto
Inscrições abertas para a Universidade das Quebradas na Rocinha
Raízes ocupa estação do teleférico do Alemão
Manifesto questiona postura do Estado em áreas pobres do Rio
Projeto Canal Digital pousa no Raízes em Movimento

Deixe seu comentário...