O COLETIVO MANGUINHOS EM CENA LANÇA A COLEÇÃO “AUDIOLIVROS DA BIBLIOTECA PARQUE DE MANGUINHOS”

publicado em Eventos

O lançamento  – que contará com sarau de poesia, contação de histórias, performances, exposição e música  –  faz parte da programação da 1ª Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura, nas Bibliotecas Parque Estadual e de Manguinhos

 

No próximo dia 14, às 16h, o Coletivo Manguinhos em Cena – grupo cultural residente na Biblioteca Parque de Manguinhos –  lança a coleção “Audiolivros da Biblioteca Parque de Manguinhos”, que reúne obras de dez autores brasileiros, escolhidos dentro do acervo da biblioteca e gravados pelos atores e atrizes do grupo no formato de audiolivrimage002os, para atender ao público de pessoas portadoras de deficiência visual. A coleção será distribuída gratuitamente para bibliotecas do Rio de Janeiro que possuam seções de acessibilidade.  O projeto – premiado pelo edital Fomento à Cultura Carioca em 2015, tem patrocínio da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, e apoio institucional da Rede Estadual de Bibliotecas Parque e do Instituto Benjamin Constant.

 

O evento faz parte da programação da 1ª Semana Internacional de Acessibilidade e Cultura, iniciativa conjunta de órgãos de sete países, França, Alemanha, Suécia, Estados Unidos, Inglaterra, Coreia do Sul e Brasil, além da União Europeia, aproveitando a realização dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. A 1º Semana Internacional de Acessibilidade e Cultural acontecerá de 9 a 15 de setembro nas Bibliotecas Parque Estadual e Biblioteca Parque de Manguinhos  e  reunirá artistas, gestores, políticos e pesquisadores nacionais e internacionais para refletir sobre o que é considerado “acessível” e debater o papel da cultura nessa questão, incluindo exposições, espetáculos, mesas de debate e oficinas.

 

Já o lançamento da coleção “Audiolivros da Biblioteca Parque de Manguinhos” será  no Cineteatro Eduardo Coutinho na biblioteca e contará com um sarau artístico em que os atores darão uma mostra dos textos gravados para o projeto. Sarau de poesia, contação de histórias, performances, exposição e música. É o Coletivo Cultural Manguinhos em Cena novamente em ação promovendo arte e cultura inclusivas.  E ainda vai haver muitas outras atividades com a participação de alguns integrantes do coletivo. Entre os nomes confirmados estão Bruna Soares, Evaldo de Andrade, Hektor Bruno, Jorge Wilson Matias, Sandra Cipriano, Sirléa Aleixo, Telma Silva de Assis, Haroldo César e Maycon Barbosa.

 

Alguns textos dos livros vão virar performances ao vivo, e o evento ainda terá a exposição sensorial – “Caixa Preta” – e música com a Mangue Band. Tudo produzido e apresentado pelo Coletivo Cultural Manguinhos em Cena, que hoje caminha com independência, trabalha com recursos obtidos por meio de editais públicos e com a força de trabalho dos artistas da própria comunidade.

 

É suor, inspiração e muito amor envolvidos!


Compartilhar:

Artigos relacionados


Curso de Cinema Brasileiro na Praça do Conhecimento
Primavera dos Livros (até 27/10)
Mostra Cine Índio Brasil V (até 31/05)
REINTEGRAÇÃO
Lançamento Minidoc "FAVELALDEIA"

Deixe seu comentário...