FOI DADA A LARGADA PARA MAIS UM CICLO DO “VAMOS DESENROLAR”

publicado em Notícias

O futebol nas favelas traz perspectivas diversas que traduzem em sonhos, memórias e Logo_Vamos_Desenrolarespaços de sociabilidade. Espaço que promove interação entre pais e filhos e outras relações inter-geracionais de promoção e realimentação do caldo cultural nas Favelas e outras periferias em seus “campinhos de terra batida”. No Complexo do Alemão já existiu um grande campeonato que perdurou mais de 30 anos que foi constituído de grande referência na região. Durante o 1º ciclo do VAMOS DESENROLAR em 2016 alguns participantes e moradores apresentaram essa demanda de diálogo sobre o futebol que de diversas formas também é neglicenciado e prejudicado pelo poder público por inviabilizar os espaços que foram construídos sem apoio institucional algum.

Então, Vamos Desenrolar o Futebol da/na Favela, do Complexo do Alemão.

QUANDO: 18 de março de 2016 (sábado)
ONDE: Avenida Central, próximo ao número 90 (Bar do Genilson) – Morro do Alemão
HORAS: a partir das 14h

 

O PROJETO

IMG-20161105-WA0063

Vamos Desenrolar – Arte Urbana (Nov – 2016)

O Vamos Desenrolar –  Produção do Conhecimento e Memórias – nasce a partir de uma necessidade do Instituto Raízes em Movimento de reunir pesquisadoras/es, cujas temáticas de seus trabalhos envolvessem o Complexo do Alemão, e moradoras/es com experiências diversas na localidade para “desenrolarem” em espaços públicos. Os assuntos desses encontros são construídos coletivamente e envolvem temas variados como: gênero, moradia, mobilidade urbana, drogas, artes, cidade, direitos, comunicação, esportes etc. Assim, desde seu primeiro ciclo de debates, em 2013, o Vamos Desenrolar se propôs a ser um espaço de interação e articulação de produção de saberes e conhecimentos – acadêmicos e populares. São rodas de conversas disparadas por dinamizadores/as locais e pesquisadores/as com o intuito de aproximar saberes de múltiplas vertentes, compartilhar experiências, circular por vários espaços do bairro Complexo do Alemão e de produzir conhecimento.

Os encontros são sempre em praças públicas, ao ar livre e com microfone aberto para qualquer tipo de intervenção. Além disso, estas rodas de conversas procuraram ampliar a ideia de cidade a partir de outras perspectivas que florescem nestes espaços. É também desse modo inovador que o Instituto Raízes em Movimento reafirma que a produção do conhecimento é crucial para dar legitimidade e potencializar a luta dos moradores do Complexo do Alemão por um desenvolvimento mais humano. O Vamos Desenrolar é isso: troca de ideias em praças públicas, com microfone aberto para qualquer pessoa falar, isto é, “desenrolar” em vários cantos do Complexo do Alemão.

 

 

 


Compartilhar:

Artigos relacionados


COMPLEXO DO ALEMÃO NA RIO + 20
“VAZIO URBANO” CEDE LUGAR PARA CONSTRUÇÃO COM REAPROVEITAMENTO DE MATERIAIS NO COMPLEXO DO ALEMÃO
Juventude em Movimento
Força e Delicadeza Através da Poesia
Audiência Pública e o Complexo do Alemão pelo Direito à Vida

Deixe seu comentário...